Menu dropdown

Leitura: A Interpretação frente ao Real - Os escritos técnicos de Freud (Seminário 1 de J. Lacan) - Psicanálise & Cultura

Leitura: A Interpretação frente ao Real - Os escritos técnicos de Freud (Seminário 1 de J. Lacan)



Joan Miró, O ouro do firmamento (1967). Acrílico sobre tela (original: 205cm x 173cm). Fundação Joan Miró, Barcelona.




Na Psicanálise a Interpretação é uma arte. Exercitar a escuta analítica frente a demanda daquele que fala; perceber os significantes elididos nos enunciados, compreender os sintomas a partir da linguagem humana exige do analista atenção flutuante. Desde Freud a regra fundamental numa análise é associação livre, pela qual o analisando é instado a falar o que se passa em seus pensamentos sem se preocupar com o sentido do que diz.  "A regra fundamental, sublinha Lacan, consegue desligar o discurso do sujeito das convenções do discurso comum, abrindo-o para essa "equivocação fecunda por onde a palavra verídica encontra o discurso do erro”. (Jorge, 2017, p.77)


O aperfeiçoamento da prática analítica requer estudo, atendimento clínico análise pessoal, produção teórica frente a outros psicanalistas e sustentação da Psicanálise no mundo. Não é qualquer intervenção do psicanalista que pode ser considerada uma interpretação. No seminário livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964, p. 237), Lacan alerta: "a interpretação não é aberta a todos os sentidos [...] O essencial é que o sujeito veja, para além dessa significação, a qual significante – não-senso, irredutível, traumático – ele está como sujeito, assujeitado".
A interpretação é abordada por Lacan em sua obra enquanto conceito, nas formas de corte, pontuação, semidizer, alusão e equívoco.  Assim o percurso de leitura proposto nos convida a nos debruçarmos sobre o ensino de Lacan, no tocante às formas de interpretação e nos convoca a leitura de sua obra, a começar pelo Seminário 1: Os Escritos Técnicos de Freud. Aqueles que se identificarem com esse percurso sejam bem-vindos.


Coordenação: Luiz Cláudio Oliveira da Silva
Horário: Segunda-feira, às 19h
Periodicidade: semanal
Aberto a membros e participantes inscritos.
Envie uma mensagem pelo Fale Conosco ou pelo WhatsApp.



Av. Champagnat, 501, Ed. Mariner Center, sala 308, Praia da Costa, Vila Velha/ES. CEP 29.100.011

http://psicanalisecultura.com.br/ http://psicanalisecultura.com.br/