Conversas de CartelEvento Conversas de Cartel, 01 de junho de 2024.
Abertura:
Bom dia!
A coordenação de cartéis da Psicanálise&Cultura tem o prazer de dar as boas vindas a todos que estão aqui hoje, abrindo esse mês de junho na instituição, e recebendo este evento: Conversas de Cartel.
Temos o grande prazer de receber hoje nosso convidado Mauro Mendes Dias, Diretor do Instituto Vox de pesquisa e formação do psicanalista, que generosamente nos atendeu neste pedido de interlocução, já agradecendo por sua presença!
E recebemos também o cartel Da Fantasia ao Sinthome, composto por Alcione Vasconcelos, Cristina Soares, Angela Cassol e Simoni Missagia Hulle.
Antes de darmos início à mesa, não podemos deixar de marcar sobre a originalidade deste momento, em que um cartel constituído fora da Psicanálise&Cultura, nos solicita um espaço de fala e de escuta. Um cartel que reúne psicanalistas vindos de trajetórias individuais, cada uma com um percurso de notável consistência na comunidade analítica, que decide pela constituição de um cartel "solto", não inscrito em uma escola ou instituição de psicanálise de orientação lacaniana. Um cartel que está fora, que traz traços, influências, modo de amarração de outro lugar, ou de outros lugares… Mas que também tem uma parte dentro, com um membro e duas participantes desta instituição
A proposta feita não pôde ser recebida de outra maneira senão pelo pronto acolhimento, uma vez que nos interessa muito pensar sobre o dispositivo de cartel proposto por Jacques Lacan, não apenas seguindo sua proposição, mas também elaborando sobre seus efeitos, sua existência e suas possibilidades.
Fizemos, para tal abertura de espaço, o convite ao Mauro, como um analista terceiro, exterior aos laços de trabalho internos da P&C, mas um laço exterior, um êxtimo, se podemos chamar assim. Um fora, que está dentro…
É na disponibilidade ao desconhecido, ao que não está restrito aos limites e normas, que nos lançamos à possibilidade de escutar o que isso tem a trazer em termos de reflexão, de formação, enquanto tal, a uma instituição de psicanálise (e também a uma coordenação de cartéis).
Acreditamos que o momento pode ser oportuno para fazer avançar os questionamentos e possíveis encaminhamentos quanto aos laços de trabalho e suas formas de organização.
Nossas perguntas já estão lançadas, de partida:
O que é um cartel??
O que esse novo movimento abre para pensar os cartéis numa instituição de psicanálise??
Qual o lugar do cartel na Psicanálise&Cultura?? Simoni C. M. Hulle - Psicanalista e Membro Fundador da Psicanálise&Cultura Regina Arrivabene - Psicanalista e Membro Fundador da Psicanálise&Cultura Angela Cassol - Psicanalista e Participante da Psicanálise&Cultura Cristina Soares - Psicanalista |
Av. Champagnat, 501, Ed. Mariner Center, sala 308, Praia da Costa, Vila Velha/ES. CEP 29.100.011