Menu dropdown

Cartéis - Psicanálise & Cultura

Cartéis


Embora seja de nosso conhecimento os frequentes questionamentos em torno do cartel, como dispositivo adequado para barrar os efeitos de grupo, seguimos apostando que os laços de trabalho engendrados por essa estrutura são apropriados para a constituição de uma transferência de trabalho, nos aproximando de nossos objetivos relativos à transmissão da Psicanálise e à formação do psicanalista.         

Os cartéis podem ser compostos por membros ou por participantes, uma vez que a demanda por compor este dispositivo sinaliza para sua implicação e sustentação de um percurso, bem como para comprometer-se com a vida do cartel: uma vez composto, respeitando o número de participantes (mínimo de 3, sendo 4 a medida certa, mais 1) a saída de um membro, ou sua ausência constante, inviabiliza e dissolve o cartel.

Há dois tipos de constituição de cartéis.

Os membros serão responsáveis pelos cartéis voltados ao eixo de ensino que dará sustentação a um percurso, com duração de dois anos, distribuídos da seguinte forma:
  • A partir da eleição do tema retirado em assembleia de avaliação e programação, os cartéis serão compostos e passarão a ter encontros semanais.
  • De cinco em cinco semanas os cartéis farão parte do Encontro entre cartéis.
  • Semestralmente se reunirão nos Colóquios de psicanálise de Vila velha com um psicanalista convidado para a ocasião.

Dessa forma, entendemos que diferentes percursos poderão se marcar a partir da inclusão e sustentação de uma transferência de trabalho.

A Psicanálise&Cultura, como instituição de Psicanálise de orientação lacaniana - podemos dizer assim - será, ela mesma, o efeito da sustentação de uma aposta de que o ensino decorra dos laços de trabalho, cabendo a cada membro, desde seu lugar singular, contribuir a partir da sustentação de sua questão com a Psicanálise. Para tanto, é fundamental que todos os membros estejam em um cartel que estude um tema em comum, ligado à proposta de pesquisa formalizada a cada ano entre os membros da Psicanálise&Cultura.

Os demais cartéis poderão ser compostos a partir de uma proposta feita por participante ou membro, mediante inscrição do tema e de sua composição junto à coordenação de cartéis. Também funcionarão com reuniões semanais, e seus integrantes apresentarão sua produção por demanda e data marcada (também com a coordenação de cartéis), ou nas jornadas de encerramento. Compreenderão, igualmente, o período de dois anos de duração.          

Coordenação de cartéis: Simoni do Carmo Missagia Hulle e Juliana Moysés Vieira

Cartéis em andamento atualmente na Psicanálise&Cultura:

Cartel "a Angústia" (clique aqui)
Cartéis "de um Outro ao outro" (clique aqui)
Conversas de Cartel (clique aqui)


Av. Champagnat, 501, Ed. Mariner Center, sala 308, Praia da Costa, Vila Velha/ES. CEP 29.100.011

http://psicanalisecultura.com.br/ http://psicanalisecultura.com.br/