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Proposição para uma Escola - Psicanálise & Cultura

Proposição para uma Escola



Trata-se de um lugar institucional que se destina ao recolhimento, acompanhamento e avaliação do funcionamento dos operadores clínicos e éticos que dão sustentação à formação do psicanalista, conforme os fundamentos estabelecidos por Freud e Lacan. Nos últimos anos, Proposição para uma Escola vem se dedicando a instituir atividades e espaços de trabalho que favoreçam o percurso de formação, a acompanhar o percurso dos participantes e membros, a dar suporte aos coordenadores de atividades, além de realizar entrevistas de entrada e desligamento de participantes. 

Atualmente, essa atividade vem funcionando a partir da definição de dois eixos: um deles convoca os coordenadores de atividades a apresentarem as elaborações recolhidas a partir dos efeitos da ocupação das coordenações em sua formação. Neste sentido, propomos uma reflexão sobre a importância da ocupação de um "lugar” numa instituição de psicanálise, o qual nunca é um lugar qualquer, situando-se para além de uma função simplesmente burocrática. Cada coordenador é convidado a fazer, a seu modo, o relato do que tem sido sua experiência.  
O outro eixo, nomeado por nós de "Direção da cura”, convida os analistas praticantes, membros e participantes da instituição que fazem clínica psicanalítica, a realizarem pequenos seminários, com uma ou duas apresentações, abordando questões e temas suscitados em sua experiência clínica, tais como: a questão da transferência, desejo do analista, angústia, interpretação, dinheiro e pagamento em análise, fim de análise e outros.  

É importante ressaltar que não se trata de sessão clínica, ou seja, apresentação de casos, mas de articulações teórico-clínicas; questões surgidas na prática clínica do psicanalista que o acossam a elaborar. Entendemos que quando um psicanalista fala de temas clínicos, está também falando de sua própria clínica, ele está percorrendo os conceitos fundamentais da psicanálise e ao mesmo tempo está se colocando, falando de como apreendeu essas referências fundamentais. Os demais participantes da instituição podem integrar esse espaço, contribuindo para depuração desses conceitos com suas questões e comentários. Caberá a cada participante e membro sustentar essa proposta pressupondo-se que este trabalho vá para além do estudo, porque diz respeito a uma posição desejante do psicanalista quanto à sua formação.  

Coordenação: Regina Lucia Arrevabene e Rosane Morais

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